sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Linhas de Nazca


Linhas de Nazca - colibri - Foto: Alexandre Lins

            Nazca é uma cidade com 30.000 habitantes, situada em um vale rodeado de montanhas, distante uns 444 km de Lima no Perú. Aproximadamente a uns 22 km de Nazca, no deserto de Palpa, se encontram as famosas Linhas de Nazca.

          ...A vista do deserto, lá do alto, era espetacular. No solo havia uma grande área repleta de linhas que se entrecortavam. Em meio a todas aquelas linhas havia figuras. Figuras geométricas e de animais como beija-flor, baleia, macaco e outros. Era impressionante, pois elas só podiam ser vistas do alto...

Nazca - antes do sobrevôo

Mapa das Linhas de Nazca
            
             Na década de 20, pilotos peruanos sobrevoaram a região e alertaram sobre as enigmáticas figuras. Algumas linhas têm 15cm de largura e outras, centenas de metros. Foram feitas afastando-se as pedras para os lados, deixando exposto o solo mais claro. As linhas foram feitas entre 800aC e 600dC. Existem várias hipóteses sobre quem fez as linhas de Nazca. Uma, é a versão contada pelos índios anciãos das planícies, os quais viam os Viracochas como causa para a execução das imagens. Segundo estes índios, os Viracochas eram um grupo étnico minoritário, descendente do mítico "Homem-Deus-Viracocha", que chegado dos céus, resolveu instituir uma parte Dos povos andinos. Segundo estes mesmos povos da região de Nazca, eles seriam capazes de voar. Portanto, as figuras geométricas que se entrecortam na região seriam uma forma de contato, homenagem ou culto para aqueles que podiam "enxergar do alto". Outra hipótese é que as linhas teriam sido feitas por extraterrestres. E mais outra, entre tantas versões, diz que as figuras geométricas seriam um gigante método de predição astronômica.


Linhas de Nazca - mirante próximo a rodovia - Foto: Alexandre Lins

Linhas de Nazca - formas geométricas - Foto: Alexandre Lins

Um comentário:

Danilo Hadek disse...

Muito massa! Nosso mochilão na América do Sul passou pelo Peru. Muito legal esse tour pelas linhas de Nazca.